4.9.13

Crónica-parágrafo estio 2013

Bem sei que o hit do final de verão está a ser o piropo, mas como me ensinaram que não lhe devia ligar, o assunto não me interessa mesmo nada. Aliás, quando é ofensa não é piropo, é insulto. Já o que me incomoda, e devia seguir esse mesmo preceito que aconselha às visadas o destino do piropo, é o boato. É que me tenho apercebido como nesta linda Évora os boatos encontram um solo particularmente fértil para se anicharem e crescerem, na conversa do café ou do cabeleireiro. Mas atenção, caras e caros eborenses, gente sempre pronta a aprender e a ensinar, são ervas daninhas, esses boatos. Molhos farfalhudos de histórias contadas com requintes de lógica (essa que serve para tudo e mais alguma coisa, quando não acompanhada da ética), que abafam os factos e impedem que cada um pense como quer perante esses factos e não com “notícias” que não o são. Parece cada vez mais óbvio que, em tempo de campanha eleitoral, o difícil é fazer propostas sérias e responder a questões importantes para a vida dos munícipes. E já agora esclareço um dos boatos que circula: o ex-presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. José Ernesto de Oliveira, reformou-se e não trabalha na Embraer. Entendidos?